Um dos principais vieses do Lá Dentro da Mata é a educação e a transversalidade das abordagens sob os caminhos lúdicos que toma em suas histórias e canções. Existem 7 eixos principais que permeiam todo o projeto, a saber:
1. A aprendizagem sobre a flora e fauna brasileira;
2. Obsolescência e consumo;
3. Matriz cultural indígena no Brasil;
4. A educação ambiental como fundamento da formação infantil;
5. O uso da tecnologia para compartilhar aprendizagens e experiências enriquecedoras;
6. A música como caminho de aprendizagem;
7. As histórias como caminho de aprendizagem.
É importante que as famílias e educadores que têm contato com o Lá Dentro da Mata possam enxergar e compreender melhor esses eixos de forma a se sentirem familiarizados o suficiente para entrar por essas portas e percorrer esses caminhos discursivos na contação, nas atividades lúdicas ou educativas e na forma de apresentar as músicas do projeto.
Falar para famílias e educadores, abordando os principais eixos formadores que constroem o lado educativo do Lá Dentro da Mata, envolvendo música e poesia, de forma descontraída e leve para facilitar a compreensão dos encontros que eles possibilitam com o conhecimento, sem perder a ludicidade do projeto.
No Instagram, através da transmissão de Lives, serão realizados diálogos de 40 minutos entre o autor e um especialista sobre um dos temas abordados pelos eixos formadores.
Ao longo da conversa, caberá ao autor ressaltar as conexões com a história e as músicas do Lá Dentro da Mata, abordando as formas de inserção da criança nestas portas para o conhecimento e, quando pertinente, apresentar canções ou trechos de contação no bate-papo.
A conversa deve ter a profundidade certa para contribuir para a capacitação de educadores e a orientação dos pais.
A divulgação será feita em redes sociais do Lá Dentro da Mata e entre as escolas que já utilizam o livro.
O conhecimento da fauna e da flora brasileira como contraponto à inclusão massiva de animais e paisagens exóticas na nossa cultura, reforça o equilíbrio cultural e a construção das noções de pertencimento.
A importância de envolver a criança em contextos que envolvam as diversas dimensões da ecologia como proteção do ecossistema, saúde, importância das águas, destinação de resíduos sólidos, entre outras, percebendo a sua capacidade de transformação em seu microssistema.
Como as áreas verdes urbanas podem contribuir para o desenvolvimento da infância nas cidades.
A música como elemento de construção da linguagem, da expressão e do desenvolvimento cognitivo na infância.
As histórias como primeiros contatos com emoções, sensações e reações.
Como essas experiências com a ficção e a fantasia podem afetar o desenvolvimento afetivo, social e inclusive fisiológico da criança e como podem transformar a relação da criança com o mundo?
Como a cultura brasileira foi construída por essa matriz e porque é essencial esse reconhecimento e aprendizagem na formação de toda criança brasileira.
Quando e como usar a tecnologia na infância?
A inclusão tecnológica na vida da criança pode divertir e construir, mas também pode se tornar um grande problema.