Projeto Lives: Diálogos para o Futuro

Por que essa conversa é tão especial?

Um dos principais vieses do Lá Dentro da Mata é a educação e a transversalidade das abordagens sob os caminhos lúdicos que toma em suas histórias e canções. Existem 7 eixos principais que permeiam todo o projeto, a saber: 

1. A aprendizagem sobre a flora e fauna brasileira;

2. Obsolescência e consumo;

3. Matriz cultural indígena no Brasil;

4. A educação ambiental como fundamento da formação infantil;

5. O uso da tecnologia para compartilhar aprendizagens e experiências enriquecedoras;

6. A música como caminho de aprendizagem;

7. As histórias como caminho de aprendizagem.

É importante que as famílias e educadores que têm contato com o Lá Dentro da Mata possam enxergar e compreender melhor esses eixos de forma a se sentirem familiarizados o suficiente para entrar por essas portas e percorrer esses caminhos discursivos na contação, nas atividades lúdicas ou educativas e na forma de apresentar as músicas do projeto.

 

Então, afinal, o que queremos com esses diálogos?

Falar para famílias e educadores, abordando os principais eixos formadores que constroem o lado educativo do Lá Dentro da Mata, envolvendo música e poesia, de forma descontraída e leve para facilitar a compreensão dos encontros que eles possibilitam com o conhecimento, sem perder a ludicidade do projeto.

 

E como será realizada esta ação?

No Instagram, através da transmissão de Lives, serão realizados diálogos de 40 minutos entre o autor e um especialista sobre um dos temas abordados pelos eixos formadores. 

Ao longo da conversa, caberá ao autor ressaltar as conexões com a história e as músicas do Lá Dentro da Mata, abordando as formas de inserção da criança nestas portas para o conhecimento e, quando pertinente, apresentar canções ou trechos de contação no bate-papo. 

A conversa deve ter a profundidade certa para contribuir para a capacitação de educadores e a orientação dos pais. 

A divulgação será feita em redes sociais do Lá Dentro da Mata e entre as escolas que já utilizam o livro.

 

Plano dos Diálogos

01. Conhecer a Fauna e a Flora do Brasil

O conhecimento da fauna e da flora brasileira como contraponto à inclusão massiva de animais e paisagens exóticas na nossa cultura, reforça o equilíbrio cultural e a construção das noções de pertencimento.

 

02. Educação Infantil e Meio Ambiente

A importância de envolver a criança em contextos que envolvam as diversas dimensões da ecologia como proteção do ecossistema, saúde, importância das águas, destinação de resíduos sólidos, entre outras, percebendo a sua capacidade de transformação em seu microssistema.

 

03. Áreas Verdes e Infância nas Cidades

Como as áreas verdes urbanas podem contribuir para o desenvolvimento da infância nas cidades.

 

04. Música e Desenvolvimento

A música como elemento de construção da linguagem, da expressão e do desenvolvimento cognitivo na infância.

 

05. Contar Histórias é Construir

As histórias como primeiros contatos com emoções, sensações e reações. 

Como essas experiências com a ficção e a fantasia podem afetar o desenvolvimento afetivo, social e inclusive fisiológico da criança e como podem transformar a relação da criança com o mundo?

 

06. Matriz Étnica – Povos Indígenas

Como a cultura brasileira foi construída por essa matriz e porque é essencial esse reconhecimento e aprendizagem na formação de toda criança brasileira.

 

07. A Tecnologia na Infância

Quando e como usar a tecnologia na infância? 

A inclusão tecnológica na vida da criança pode divertir e construir, mas também pode se tornar um grande problema.