Após um cochilo na canoa, o curumim Poti e seu cherimbabo (animal de estimação), o macaco Ayri, descobrem-se num mundo novo e estranho: a cidade. Lá, encontram o robô Jururu, descartado num ferro-velho e em busca de um novo significado para sua vida de lata. Poti e Airy decidem levar Jururu consigo, para gravar as belezas da floresta e mostrar aos homens da cidade a importância de preservar a natureza.
Esse é o mote principal do Lá Dentro da Mata, um projeto de múltiplas facetas artísticas, baseado em uma história infantil criada pelo músico e arquiteto baiano Pablo Maurutto.
O Lá Dentro da Mata é um projeto literário e musical que aposta no caminho ludoeducativo para construir uma infância mais saudável. No seu desenvolvimento, a diversão assume o papel de um instrumento de geração de conhecimento e cultura. A sugestão é que a criança faça parte da história, construindo a aprendizagem através do seu envolvimento com os personagens, com os cenários e com os seus contextos que perpassam pelo conhecimento da natureza, da cultura e do folclore nacional.
Entre as variadas possibilidades de transposições midiáticas e artísticas que o projeto propõe, já desenvolveu diversos produtos e ações, como 2 livros, 2 Cds musicais, peça teatral, apresentações de contação e música, videoclipes animados, palestras infantis, oficinas, entre outros.
Os livros e as músicas que deles fazem parte são o coração do projeto. É neles que estão apresentados os personagens e suas histórias.
O primeiro livro, o “Lá Dentro da Mata”, conta o encontro do pequeno robô com os dois amigos da floresta, Poti e Airy. É nele que Jururu aceita a missão de filmar as belezas naturais para mostrar e ensinar às crianças da cidade e inicia a aventura de visitar e aprender sobre a floresta, seus diversos animais e os seres folclóricos que a habitam.
No segundo livro, chamado “No Caminho das Águas”, a missão do pequeno robô se estende à importância do ciclo das águas, e ele e os seus amigos navegam desde a nascente até a foz do rio que cruza a cidade que mora. (adquira os livros na nossa lojinha)
Os Cds trazem 21 músicas inéditas que exploram ritmos tradicionais brasileiros e foram gravadas por grandes músicos e interpretadas por 17 artistas nacionais, dentre os quais: Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Roberto Mendes, Luiz Caldas, Gerônimo, Durval Lelis e Riachão. São chulas, cirandas, baiões e maracatus interpretados em arranjos que buscaram sonoridades orgânicas, divertidas e suaves.
Como suporte educacional, um programa destinado à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental foi desenvolvido pela Editora Humanidades, preparando pais e professores e envolvendo alunos nos temas que desenvolvem-se de forma transversal dentro do universo lúdico do Lá Dentro da Mata, como: folclore, fauna, flora, biodiversidade, diversidade étnica e consumismo.Faça um Passeio bem Rápido pela História e Músicas dos 2 Livros