A Importância do Contato da Criança com a Natureza

Não é difícil notar que há algo preocupante acontecendo com nossas crianças: algumas pesquisas apontam uma diminuição cada vez mais veloz do contato da criança com a natureza e até mesmo do seu interesse pela ecologia. Mesmo com todo esforço que os educadores tem feito para a formação da consciência ecológica.

Não tenho nada contra as cidades, muito pelo contrário! As cidades podem ser muito ricas para o desenvolvimento cultural e social dos pequenos, desde que permitam que eles possam usar os seus espaços com segurança. Mas, segundo George Monbiot, em sua coluna sobre Meio Ambiente no The Guardian (http://goo.gl/sQZUvm), a grande atratividade do entretenimento “indoor” (vídeo games, computadores, shoppings, etc) e, por outro lado, a redução dos espaços abertos e seguros, tem, cada vez mais, tirado das crianças a vivência da natureza.

Pois é aí que está o problema! Com a diminuição da vivência dos espaços naturais a criança acaba por não desenvolver a compreensão do papel que eles desempenham em seu habitat urbano. E assim, entramos num perigoso ciclo: cada vez menos as pessoas entenderão a importância da natureza nas suas vidas ou mesmo na vida do planeta que habitam e menos se preocuparão em promover este contato para as futuras gerações.

Cuidando do hoje, ainda é preciso levar em conta que esta vivência também é importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Então, é urgente repensarmos e reconstruirmos o conjunto de opções de lazer que oferecemos aos pequenos. Quais experiências são importantes para eles? E devemos planejar onde e como promovê-las.

Vale o esforço! Será delicioso o contato frequente dos pequenos com a terra, plantas e bichos. Passeios nos parques, praças, zoológico e, especialmente, viagens. Viagens que tirem seus filhos da caixinha de soluções de entretenimento que a cidade oferece e mostrem um mundo cheio de novas descobertas. Como a que Jururu fez no Lá Dentro da Mata.

Reconhecer o canto de um Bem-Te-Vi, saber a diferença do sapo para a rã, saber da fruta madura no pé…Tudo isso mostrará o real sentido de preservar a natureza. Tudo isso construirá uma infância saudável e um futuro muito, muito mesmo, melhor.

Aqui vão algumas dicas:

Clique e baixe o livro Jardim das Brincadeiras, de Guilherme Blauth! É  muito bacana e ensina diversas brincadeiras que experimentam os elementos da natureza.

Assista o filme Território do Brincar! Clique aqui para ver o trailer.

E é claro, o livro e as músicas do Lá Dentro da Mata foram feitas especialmente para apoiar os pais e professores nesta missão!

Deixe um comentário